As melhores dicas para aumentar as vendas no varejo
Como estão as vendas no seu comércio varejista? Espero que estejam bem. No entanto, nada está tão bom que não possa melhorar, não é mesmo? Afinal, as vendas são o motor que impulsiona o crescimento de qualquer negócio.
Com isso em mente, trouxemos as melhores dicas para aumentar as vendas no varejo, além da importância do marketing nesse processo. Vem comigo!
A importância do marketing para aumentar as vendas no varejo
Antes de partir para as nossas dicas, é importante que você saiba que o marketing tem um papel muito importante nesse processo. Para te explicar essa relação, imagine que você é dono de uma mercearia no seu bairro.
Nesse mesmo bairro, tem mais duas padarias e um supermercado. Basicamente, todos os estabelecimentos vendem produtos bem parecidos. Dessa forma, como fazer com que a sua mercadoria tenha um maior destaque e seja a escolhida pela maior parte dos moradores?
A resposta está no marketing. Ele será o responsável por promover o seu estabelecimento, mostrar suas mercadorias e outros diferenciais, como preço, estacionamento, condições de pagamento, entre outros.
À medida que você for conhecendo seu clientela, vai conseguir realizar ações de marketing mais certeiras, impulsionando ainda mais as suas vendas.
7 dicas para aumentar as vendas no varejo
Agora que você já entendeu melhor a relação do marketing com as vendas no varejo, chegou a hora de conhecer as melhores dicas para impulsionar as suas vendas.
1- Ser mais ativo nas redes sociais
O Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais no mundo, e nada mais natural do que o seu estabelecimento estar presente nelas, já que essas mídias são poderosos canais de venda.
Portanto, a nossa dica número um é criar uma estratégia de marketing para divulgar seu negócio nas redes sociais e, assim, atrair mais clientes. No seu perfil, você vai poder fazer uma série de ações, como:
- fazer divulgação de promoções atrativas;
- listar as principais dúvidas dos consumidores e respondê-las em um FAQ;
- reforçar a sua autoridade ao publicar conteúdos informativos sobre os produtos vendidos;
- publicar relatos de clientes satisfeitos.
2 - Capacitar sua equipe de vendas
Mas para que estas ações deem certo, é importante que a sua equipe esteja bem treinada para atender os clientes tanto online como offline. Afinal, todo mundo gosta de ser bem atendido e recebido ao chegar em uma loja, certo?
Por isso, proporcione um bom treinamento para seus colaboradores. Assim, eles conhecerão novas técnicas de vendas para deixar seu cliente mais a vontade e entender o que ele deseja, oferecendo o produto certo.
3 - Mudar a organização da sua loja
Aqui, vale observar o caminho que os seus clientes fazem ao entrar no seu estabelecimento e colocar alguns produtos que você deseja vender logo no início do seu espaço.
Muitos supermercados já entenderam essa dica, e como a padaria é um dos setores mais movimentados, ela fica nos fundos. Isso faz com que os clientes andem pelo espaço e acabem levando outros produtos. Você já tinha pensado nisso?
4 - Compartilhe informações com seus fornecedores
Unir forças com os seus fornecedores também pode ser de grande ajuda. Isso porque eles têm uma grande vivência na área e vendem para outros estabelecimentos, podendo te ajudar a traçar estratégias de marketing e vendas.
Para isso, chame o fabricante para uma conversa franca, peça ajuda na hora de elaborar um plano e compartilhe os hábitos de consumo do seu público. Tenho certeza que se vocês pensarem juntos, ótimas soluções serão criadas.
5 - Produtos na altura dos olhos
Outra técnica muito utilizada e que dá super certo é posicionar os produtos que têm a maior margem de lucro na altura dos olhos dos clientes. Já no caso de promoções e ofertas, o ideal é colocá-las nas pontas das gôndolas.
Não esqueça que sempre que fizer uma modificação no posicionamento dos seus produtos, é preciso observar se isso realmente resultou em um aumento ou não das vendas. Caso o resultado seja diferente do esperado, vale a pena fazer uma nova mudança.
6 - Ofereça mais do que produtos, ofereça soluções
Vamos pensar no exemplo da mercearia novamente. Épocas de festas, como Natal, costumam deixar todo mundo louco com os preparativos da ceia, não é mesmo? Uma boa ideia é vender um “kit ceia de natal”, com alguns pratos semiprontos, incluindo desde a entrada até a sobremesa.
Essa ideia pode ser utilizada para um “kit churrasco” ou “kit feijoada”. Tenho certeza que seus clientes vão adorar essa comodidade e ficarão super satisfeitos.
7 - Marcas próprias
Essa dica pode parecer estranha, mas apostar em marcas próprias é uma ótima técnica para aumentar as suas vendas no varejo. Mas para dar certo, utilize-a em produtos de qualidade e com um certo valor agregado.
Marcas próprias funcionam bem para o estabelecimento de varejistas que prezam pela qualidade e pelo bom atendimento e, com isso, agregam esse posicionamento à marca própria que vendem.
Muitas vezes, quem fornece esses produtos são os fabricantes de produtos similares que você já vende na sua loja. O que vai mudar é a embalagem e, às vezes, pequenas alterações de formulação.
Dessa forma, você consegue ofertar um produto de qualidade e com uma margem de lucro maior, sem gastar com publicidade. Incrível, né?
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