Resultados não acontecem por acaso. Saiba como elaborar um plano de desenvolvimento individual das competências necessárias ao sucesso pessoal e profissional.
Certamente, você já ouviu por aí que competência é a qualidade de quem é competente, ou seja, que tem capacidade para resolver determinado problema ou situação. A palavra faz parte do senso comum e pode-se acrescentar a ela o conceito acadêmico, que considera competência uma soma de conhecimento, habilidade e atitude (C+H+A).
É importante, para compreender o conceito, observar que as competências se subdividem em:
- técnicas, em que conhecimento (C) é igual a saber e habilidade (H) é igual a saber fazer;
- comportamental, em que atitude é igual a querer fazer.
A competência, portanto, está relacionada às iniciativas, responsabilidades, bem como ao enfrentamento e à resolução de problemas, o que se reflete nos resultados das pessoas e dos profissionais. O conhecimento é um capital valioso para as organizações, mas de nada adianta se quem o tiver não desenvolver as habilidades, ou seja, colocar a teoria em prática, assim como fazer algo sem o conhecimento também pode resultar em resultados desastrosos. Conhecer e saber fazer também não têm valor se não houver disposição para querer fazer, ou seja, se não houver atitude.
Como o empreendedor pode desenvolver as suas habilidades
Ser empreendedor exige atualização e aprendizado constantes, por isso capacitação e parceria são essenciais nessa caminhada. Algumas dicas que podem ajudar você a desenvolver as suas habilidades revelam que:
- A prática/vivência como empreendedor é a forma mais consistente de desenvolver competências.
- Ter um mentor orientando a sua prática, ou seja, uma pessoa mais experiente que orienta e dá feedback é fundamental para o seu amadurecimento.
- Executar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional, aliado à aprendizagem empreendedora como um projeto contínuo, proporciona a tomada de decisões mais acertadas. Nesse aspecto, o Sebrae é um parceiro fundamental que oferece ferramentas de capacitação e consultoria, além de conteúdo voltado ao universo empreendedor.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre competências empreendedoras, é o momento de elaborar um plano de desenvolvimento pessoal e profissional. Veja nossas dicas para desenvolver algumas delas:
- Criatividade: faça uma atividade lúdica, como pintura, teatro, entre outras;
- Inovação: participe de oficinas e maratonas que proponham soluções para problemas específicos;
- Capacidade de superar desafios: participe de dinâmicas que proponham a resolução de problemas por meio de metodologias ativas e colaborativas;
- Persuasão e rede de contatos: aumente seu networking participando de eventos e feiras e investindo nas redes sociais; enfim, busque formas de fazer novos contatos;
- Busca de conhecimento e informação: é fundamental a participação em oficinas, cursos, palestras, congressos, workshops, aquisição de livros, entre outras formas de contato com o saber;
-Persistência: participar de gincanas e jogos que estimulem a disciplina, organização e estratégia é uma boa forma de trabalhar a persistência.